terça-feira, 24 de novembro de 2009

Análise dos Itens – Avaliação Padronizada: Leitura e Compreensão
CIÊNCIAS HUMANAS

01) Item 1 – Tópico I: Quanto à informação do texto verbal e/ou não-verbal.

Este tópico requer do aluno habilidades lingüísticas de interpretar textos que conjuguem as linguagens verbal e não-verbal ou, ainda, textos não-verbais. O leitor competente deve saber localizar informações explícitas e fazer inferências sobre informações que extrapolam o texto. Deve identificar a idéia central de um texto, ou seja, apreender o sentido global e fazer abstrações a respeito dele. Deve também perceber a intenção do autor, saber ler as entrelinhas e fazer a distinção entre opinião e fato. Deve, ainda, saber o sentido de uma palavra ou expressão pela inferência contextual.

D04: Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
Diversos textos valem-se de outros recursos que não apenas a linguagem verbal, os quais contribuem para a construção de seu sentido global. Assim, ser capaz de articular a linguagem verbal e a não-verbal é algo importante, sobretudo em uma sociedade em que cada vez mais os textos mesclam essas linguagens. Os itens por meio dos quais essa habilidade é avaliada devem ter como suporte um texto no qual o elemento não-verbal não seja meramente ilustrativo, mas exerça uma função no processo de produção de sentido para a mensagem veiculada.

Que habilidade pretendemos avaliar?

Além do material especificamente lingüístico, muitos textos lançam mão de signos ou sinais de outros códigos, de outras linguagens, que, de muitas formas, concorrem para o entendimento global de seu sentido. Articular esses diferentes sinais representa uma habilidade de compreensão de grande significação, sobretudo atualmente, pois são muitos os textos que misturam tais tipos de representação, fazendo demandas de leitura de elementos não-verbais para o entendimento global do texto exposto.
Um item que se destina a avaliar essa habilidade deve ter como estímulo um texto que conjugue diferentes linguagens, com o intuito, no entanto, de o aluno poder articulá-las em razão de um sentido global.
Para demonstrar essa habilidade, não basta apenas decodificar sinais e símbolos, mas ter a capacidade de perceber a interação entre a imagem e o texto escrito. A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto.

O Item:
Observe o mapa:


O mapa da região Nordeste está destacando

a) as atividades políticas da região.
b) as personagens folclóricas da região.
c) os aspectos climáticos dos estados.
d) os aspectos socioeconômicos da região.
e) os pontos turísticos dos estados.
Percentual de acerto do item 01 da Avaliação Padronizada (1º. Bimestre) em 22 escolas: 70,61%

O que o resultado do Item indica?

O texto escrito conta, muitas vezes, com o apoio necessário de material gráfico diverso. Há casos, inclusive, em que esse material é o próprio texto. Dados estatísticos, traços físicos refletindo estados psicológicos, mapas, tabelas, propagandas, fotos, são diversas as maneiras de exteriorizar o pensamento. Tornar o estudante apto a compreender textos a partir de elementos não-verbais é imprescindível nos dias de hoje. Espera-se que a habilidade de reconhecer sentidos e significados em linguagem não-verbal seja aferida, principalmente quando ela estiver associada à linguagem verbal.
O item em análise foi construído a partir de um texto que tem como tema as personagens folclóricas da região. O texto escrito, nesse caso, não é o único recurso a ser explorado pelo leitor. A própria estrutura em mapa mostra a necessidade de se ler as imagens, especificamente os elementos folclóricos que representam os estados da região Nordeste.
O item vem justamente solicitar ao leitor que demonstre compreensão do texto a partir da combinação da leitura do material escrito e do material gráfico. Das 22 escolas analisadas, acertaram a alternativa correta (letra “B”) 70,61% dos estudantes. Ressalta-se que os conteúdos das alternativas “A”, “C” e “D” não foram contemplados nas imagens apresentadas no mapa. Entretanto, o conteúdo da alternativa “E” pode ser destacado pois requer que o aluno tenha conhecimento de mundo sobre o tema. Do grupo avaliado, esse item obteve o segundo maior índice de acerto da Avaliação Padronizada, sendo considerado um item fácil.

Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

Levando em conta que grande parte dos textos com os quais nos deparamos nas diversas situações sociais de leitura exige que se integre texto escrito e material gráfico para sua compreensão, a escola pode contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade explorando a integração de múltiplas linguagens como forma de expressão de idéias e sentimentos.
Para trabalhar essa habilidade, o professor deve levar para a sala de aula a maior variedade possível de textos desse gênero. Além das revistas em quadrinhos e das tirinhas, pode-se explorar materiais diversos que contenham apoio em recursos gráficos. Esses materiais vão de peças publicitárias e charges de jornais aos textos presentes em materiais didáticos de outras disciplinas, tais como gráficos, mapas, tabelas, roteiros.

02) Item 2 - Tópico I: Quanto à informação do texto verbal e/ou não-verbal.

Este tópico requer do aluno habilidades lingüísticas de interpretar textos que conjuguem as linguagens verbal e não-verbal ou, ainda, textos não-verbais. O leitor competente deve saber localizar informações explícitas e fazer inferências sobre informações que extrapolam o texto. Deve identificar a idéia central de um texto, ou seja, apreender o sentido global e fazer abstrações a respeito dele. Deve também perceber a intenção do autor, saber ler as entrelinhas e fazer a distinção entre opinião e fato. Deve, ainda, saber o sentido de uma palavra ou expressão pela inferência contextual.

D07: Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.

Assim como é importante que o leitor seja capaz de identificar o assunto principal de um texto, é necessário que ele reconheça as partes em que ele se divide, como se organiza, e as relações entre a idéia principal e essas partes. Espera-se, com esse descritor, que o aluno seja capaz de distinguir as informações mais relevantes daquelas que, naquele texto, apresentam-se como secundárias.

Que habilidade pretendemos avaliar?

Se um texto é uma rede de relações, um “tecido” em que diferentes fios se articulam, nem todos “os fios” têm a mesma importância para o seu entendimento global. Tudo não pode ser percebido, portanto, como tendo igual relevância. Ou seja, há uma espécie de hierarquia entre as informações ou idéias apresentadas, de modo que umas convergem para o núcleo principal do texto, enquanto outras são apenas informações adicionais, acessórias, que apenas ilustram ou exemplificam o que está sendo dito. Perceber essa hierarquia das informações, das idéias, dos argumentos presentes em um texto constitui uma habilidade fundamental para a constituição de um leitor crítico e maduro.
Um item voltado para a avaliação dessa habilidade deve levar o aluno a distinguir, entre uma série de segmentos, aqueles que constituem elementos principais ou secundários do texto. É comum, entre os alunos, confundir “partes secundárias” do texto com a “parte principal”. A construção dessa competência é muito importante para desenvolver a habilidade de resumir textos.

O Item:

Patrimônio Ameaçado
Vinte das 600 pinturas rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, foram destruídas pela ação dos sem-terra ao redor da reserva. É o que mostra o último levantamento da arqueóloga Niéde Guidon, que cuida desse tesouro tombado pela Unesco como Patrimônio da humanidade. As queimadas diárias estão levando fumaça aos sítios onde ficam as pinturas de 60 mil anos, marco mais antigo da presença humana da América. Além disso, a caça predatória fez os tamanduás desaparecerem e aumentar o número de ninhos de formigas nas rochas onde foram feitas as inscrições pré-históricas.
Isto É 26/07/2006

A idéia central do texto é

a) A caça predatória fez os tamanduás desaparecerem da Serra da Capivara.
b) A destruição do Parque Nacional da Serra da Capivara pela ação dos sem-terra.
c) A fumaça das queimadas prejudica as pinturas rupestres do Parque Nacional.
d) O parque Nacional da serra da Capivara é um Patrimônio da humanidade.
e) Os ninhos de formigas aumentaram no lugar das inscrições pré-históricas.


Percentual de acerto do item 02 da Avaliação Padronizada (1º. Bimestre) em 22 escolas: 49,40%

O que o resultado do Item indica?

O item classificou-se de nível médio, visto que apenas 49,40% dos alunos marcaram a resposta correta “B”. Os alunos que marcaram a alternativa “D”, provavelmente, seguiram pistas verbais falsas que os induziram a confundir a informação secundária com a principal. Aqueles que se dispersaram entre as alternativas “A”, “C” e “E” são leitores precários que não conseguem localizar o que é essencial e o que é acessório no texto. Esse fato valoriza, ainda mais, o estudante que escolheu a alternativa correta, dado que revelou ter ele também a habilidade de reconhecer opções incorretas próximas.

Como podemos trabalhar essa habilidade?

Essa habilidade é característica, principalmente, de textos informativos e argumentativos. Dada a importância dessa habilidade para a compreensão das partes constitutivas do texto, sugere-se ao professor que, além de levar os alunos a se familiarizarem com esses textos, trabalhe efetivamente o desenvolvimento dessa habilidade por meio de outras práticas, tais como a elaboração de resumos, de esquemas etc.

03) Item 7 – Tópico IV: Quanto às relações de coesão e coerência.

A competência indicada neste tópico vai exigir do aluno habilidades que o levem a identificar a linha de coerência do texto. A coerência e a coesão ocorrem nos diversos tipos de texto. Cada tipo de texto tem uma estrutura própria, por isso, os mecanismos de coerência e de coesão também vão se manifestar de forma diferente, conforme se trate de um texto narrativo, descritivo, ou dissertativo-argumentativo.
Os descritores associados a este tópico indicam a competência de reconhecer a função de elementos lingüísticos que sinalizam a mesma referência para dois ou mais termos (repetições, substituições, elipses, formas pronominais).
Os estudantes que desenvolveram essa competência são capazes de reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas.

D17: Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, etc.

O leitor deve identificar as relações lógico-discursivas (oposição, comparação, anterioridade, posterioridade etc.) presentes num texto, isto é, construir, a partir de conjunções, preposições, advérbios, entre outros recursos lingüísticos, as relações entre frases, parágrafos ou partes maiores do texto. A dificuldade em identificar essas relações é ampliada, quando elas não são explicitamente marcadas no texto, ou seja, quando há elipse das conjunções, ou quando as conjunções usadas não são conhecidas pelos alunos.

Que habilidade pretendemos avaliar?

Em todo texto de maior extensão, aparecem expressões conectoras – sejam conjunções, preposições, advérbios e respectivas locuções – que criam e sinalizam relações semânticas de diferentes naturezas. Entre as mais comuns, podemos citar as relações de causalidade, de comparação, de concessão, de tempo, de condição, de adição, de oposição etc. Reconhecer o tipo de relação semântica estabelecida por esses elementos de conexão é uma habilidade fundamental para a apreensão da coerência do texto.
Um item voltado para o reconhecimento de tais relações deve focalizar as expressões sinalizadoras e seu valor semântico, sejam conjunções, preposições ou locuções adverbiais.
Com este item, pretendemos avaliar a habilidade do aluno em perceber a coerência textual, partindo da identificação dos recursos coesivos e de sua função textual. No texto a seguir, enfatizamos a relação lógico-discursiva das conjunções.

O Item:

Leia o texto e responda a questão:


O Aquecimento Global Derrete o Gelo nos Altos Alpes e Expõe Relíquias Arqueológicas

O aquecimento global é motivo de preocupação para a maioria dos cientistas – a exceção são os arqueólogos e os historiadores. Para eles, o derretimento das neves eternas no alto da montanha representa uma oportunidade para descobertas sensacionais. O degelo excepcional neste verão transformou os Alpes europeus num enorme sítio arqueológico. (...) “Os Alpes são uma espécie de cofre aberto pelo aquecimento global.” (...) “No gelo há vestígios das épocas e civilizações que passaram por essa parte da Europa.”
Veja 01.10.2003, p. 57

A palavra “exceção” estabelece, com a oração anterior, uma relação de

a) junção.
b) associação.
c) afirmação.
d) exclusão.
e) explicação.

Percentual de acerto do item 07 da Avaliação Padronizada (1º. Bimestre) em 22 escolas: 39,73%

O que o resultado do Item indica?

Aqui a leitura não exige domínio da nomenclatura de classificação gramatical, mas da compreensão efetiva da natureza e do sentido das articulações e ligações entre os diversos segmentos dos períodos e do texto.
O enunciado do item solicita ao leitor que reconheça que a relação marcada pela palavra “exceção” é de exclusão, conhecimento considerado adequado e de grau médio de dificuldade para alunos de 1ª série do EM. Para demonstrar essa habilidade, o leitor pode lançar mão de seu conhecimento de mundo e como já foi citado anteriormente, não é necessário que domine a nomenclatura de classificação gramatical.
Os resultados indicam que apenas 39,73% dos alunos acertaram e que muito provavelmente o baixo índice de acerto neste item advenha da pouca familiaridade com a escrita, já que o conectivo em pauta não é de uso freqüente na fala, isto é, na linguagem coloquial informal. Possivelmente, esse fato tenha levado uma grande parcela de alunos a serem atraídos por respostas incorretas.

Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

Para desenvolver essa habilidade, o professor pode se valer de textos de gêneros variados, a fim de trabalhar as relações lógico-discursivas, mostrando aos alunos a importância de reconhecer que todo texto se constrói a partir de múltiplas relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compõem o texto. As notícias de jornais, por exemplo, os textos argumentativos, os textos informativos são excelentes para trabalhar essa habilidade.

04) Item 8 – Tópico V: Quanto aos recursos expressivos utilizados no texto.

O uso de recursos expressivos é um poderoso auxiliar do leitor na construção de significados que não estão na superfície do texto. Nesse sentido, o conhecimento de diferentes gêneros textuais possibilita ao leitor antecipar a compreensão desses significados. Além dos textos publicitários, que se utilizam largamente dos recursos expressivos, os poemas também se valem deles. A exploração do texto poético exige atenção redobrada e sensibilidade do leitor para perceber os efeitos de sentido subjacentes ao texto literário.
No caso dos sinais de pontuação (assim como outros mecanismos de notação, como o itálico, o
negrito, caixa alta, tamanho da fonte etc.), pretende-se verificar se o aluno compreende seu uso para fins estilísticos. Por exemplo, o ponto de exclamação, que geralmente é associado a situações de surpresa, pode indicar também raiva, indignação, prazer conforme o contexto em que se encontra.

D19: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de palavras, frases ou expressões.

A seleção lexical usada na construção do texto diz muito sobre as intenções comunicativas de quem o produziu. A escolha de determinadas palavras ou expressões, bem como o uso de figuras de linguagem devem ser percebidas pelo leitor como mais uma maneira de o autor manifestar suas intenções comunicativas. Esse descritor visa a verificar a capacidade de o leitor refletir sobre a forma do texto e perceber sutilezas da linguagem que interferem na construção de sentidos.

Que habilidade pretendemos avaliar?

Se é verdade que nada no texto acontece aleatoriamente, ganha relevo admitir que a seleção de determinada palavra em lugar de uma outra pode responder a uma intenção particular do interlocutor de produzir certo efeito discursivo. Optar por um diminutivo, por exemplo, pode ser um recurso para expressar uma ressalva, para desprestigiar um objeto, como pode, ao contrário, revelar afeto, carinho, aceitação.
Optar por uma palavra estrangeira também tem seus efeitos. Portanto a competência comunicativa inclui a capacidade de não apenas conhecer os significados das palavras, mas, sobretudo, de discernir os efeitos de sentido que suas escolhas proporcionam. Isso nos leva a ultrapassar a simples identificação “do que o outro diz” para perceber “por que ele diz com essa ou aquela palavra”.
Um item destinado a avaliar essa habilidade deve focalizar uma determinada palavra ou expressão e solicitar do aluno o discernimento de por que essa, e não outra palavra ou expressão, foi selecionada.
Com este item, pretendemos avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a alteração de significado ou a criação de um determinado termo ou vocábulo, decorrente da escolha do autor. Devemos compreender a seleção vocabular como uma estratégia do autor para que o leitor depreenda seus propósitos.

O Item:

Os Direitos da Criança

Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Toda criança tem direito a um nome, a uma nacionalidade.
Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica para si e para a mãe.
Toda criança tem direito a ser socorrida em primeiro lugar.
Toda criança física ou mentalmente deficiente tem direito à educação e a cuidados especiais.
Toda criança tem direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
Toda criança tem direito a ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.

Cereja, William Roberto & Magalhães, Thereza Cochar.
Português: Linguagens. São Paulo: Atual, 1998. p. 77.


Usando o termo “Toda” no início de cada frase, o texto

a) enfatiza a idéia de universalidade.
b) estabelece independência com o termo “criança”.
c) estabelece maior vínculo com o leitor.
d) faz uma repetição sem necessidade.
e) reforça a especificidade de cada idéia.

Percentual de acerto do item 08 da Avaliação Padronizada (1º. Bimestre) em 22 escolas: 26,82%

O que o resultado do Item indica?

A seleção vocabular deve ser compreendida como estratégia pela qual se podem depreender propósitos do autor do texto.
O texto analisado recorre à estratégia da repetição lexical (toda) com o propósito de reforçar a idéia de universalidade. Assim, este é um item por meio do qual se pode avaliar se o aluno sabe identificar a função textual do recurso em foco, sabendo diferenciá-la de outras que também seriam possíveis pelo uso do mesmo recurso expressivo. Os alunos que marcaram a alternativa correta “A” (26,82%) souberam estabelecer essa diferença. Os que optaram pelas alternativas erradas têm dificuldades de leitura num nível mais abstrato e não construíram ainda a competência de investigar as diferentes funções textuais utilizadas pelo autor.

Como podemos trabalhar essa habilidade?

As atividades de leitura e de análise lingüística possibilitam ao aluno investigar diferentes funções textuais produzidas por um único recurso expressivo e os diferentes efeitos de sentido que podem daí derivar. Temos, muitas vezes, a idéia equivocada de que a repetição de palavras e expressões é um recurso típico de textos produzidos na modalidade oral, que indica falta de maestria no uso da linguagem. O recurso da repetição é, entretanto, estratégia que pode promover múltiplos e vários efeitos (por exemplo, topicalização, seqüenciação textual, entre outros).
Para desenvolvermos essa habilidade, podemos utilizar textos publicitários, literários, entre outros, nos quais sejam explorados recursos expressivos importantes, proporcionando ao aluno a percepção das estratégias utilizadas pelo autor para a ampliação do significado do texto.
Seria desejável que a exploração de outros recursos expressivos (metáforas, ironia, pontuação etc.) acompanhasse, nas atividades em sala de aula, o estudo da construção dos diferentes elementos da narrativa (narrador, personagens, enredo, espaço e tempo).


REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:

Brasil. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : SAEB : ensino médio : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília : MEC, SEB; Inep, 2008.

Brasil. CAED. Ufjf: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Guia de Elaboração de Itens – Língua Portuguesa: 2008.

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