terça-feira, 24 de novembro de 2009

QUESTIONAMENTOS:

QUESTIONAMENTOS:

a) O que é Matriz de Referência?
A MATRIZ DE REFERÊNCIA É O REFERENCIAL CURRICULAR DO QUE SERÁ AVALIADO EM CADA DISCIPLINA E SÉRIE, INFORMANDO AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DOS ALUNOS.

b) O que é um descritor?
O DESCRITOR É UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS CURRICULARES E OPERAÇÕES MENTAIS DESENVOLVIDAS PELO ALUNO, QUE TRADUZEM CERTAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
OS DESCRITORES:
• INDICAM HABILIDADES GERAIS QUE SE ESPERAM DOS ALUNOS;
• CONSTITUEM A REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DOS ITENS QUE DEVEM COMPOR UMA PROVA DE AVALIAÇÃO.

c) Qual a função de um Descritor?
O DESCRITOR TRADUZ AS HABILIDADES OU COMPETÊNCIAS ESPERADAS, ASSOCIANDO CONTEÚDOS CURRICULARES E OPERAÇÕES MENTAIS DESENVOLVIDAS PELOS ALUNO.

d) Para que Matrizes de Referência?
PARA QUE A REALIZAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DE SISTEMA COM AMPLITUDE ESTADUAL OU NACIONAL, SEJA EFETIVA, É NECESSÁRIA A CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE REFERÊNCIA QUE DÊ TRANSPARÊNCIA E LEGITIMIDADE AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, INFORMANDO AOS INTERESSADOS O QUE SERÁ AVALIADO.

e) Quais são os referenciais das Matrizes de Referência do SPAECE?
ESSAS MATRIZES TÊM COMO REFERENCIAIS OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E OS REFERENCIAIS CURRICULARES BÁSICOS (RCB) DA SEDUC.

f) Quais são as séries contempladas pelas Matrizes de Referência do SPAECE?
A AVALIAÇÃO ATUA EM TRÊS FOCOS: ALFABETIZAÇÃO, COM O SPAECE ALFA (2º ANO); ENSINO FUNDAMENTAL (5º E 9º ANOS) E ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANOS).

g) Encontramos Matrizes de Referência para todas as disciplinas?
DEPENDENDO DA AVALIAÇÃO EXTERNA, SIM.

h) A Matriz de Referência é conteudista?
NÃO. SEGUNDO NERY (2000), “TODA MATRIZ CURRICULAR REPRESENTA UMA OPERACIONALIZAÇÃO DAS PROPOSTAS OU GUIAS CURRICULARES, QUE NÃO PODE DEIXAR DE SER CONSIDERADA, MESMO QUE NÃO A CONFUNDAMOS COM PROCEDIMENTOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO OU ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS E NEM COM CONTEÚDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA”.
TORNA-SE NECESSÁRIO RESSALTAR QUE AS MATRIZES DE REFERÊNCIA NÃO ENGLOBAM TODO O CURRÍCULO ESCOLAR. É FEITO UM RECORTE COM BASE NO QUE É POSSÍVEL AFERIR POR MEIO DO TIPO DE INSTRUMENTO DE MEDIDA UTILIZADO E QUE, AO MESMO TEMPO, É REPRESENTATIVO DO QUE ESTÁ CONTEMPLADO NOS CURRÍCULOS VIGENTES NO BRASIL.

i) Por que nem todos os descritores são contemplados em todas as Matrizes, por série?
DEPENDENDO DA SÉRIE, TEMOS DESCRITORES QUE PODEM SE REPETIR DE UMA SÉRIE PARA OUTRA OU APENAS SEREM CONTEMPLADOS EM UMA DETERMINADA SÉRIE. ISSO VAI DEPENDER DA HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS.

j) De agora em diante, devo esquecer as questões subjetivas e começar a elaborar apenas questões objetivas para as minhas avaliações? Justifique.
NÃO, POIS EXISTE DIFERENÇA ENTRE AVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA. EM SALA DE AULA, A FIM DE AVALIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, TOMADOS INDIVIDAULMENTE, OS PROFESSORES PODEM E DEVEM UTILIZAR DIVERSOS INSTRUMENTOS COMO, POR EXEMPLO, TRABALHOS EM GRUPO OU INDIVIDUAIS, TESTES OU PROVAS, COM QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA OU QUESTÕES ABERTAS, DRAMATIZAÇÕES, OBSERVAÇÃO, RELATÓRIOS. JÁ AS AVALIAÇÕES EXTERNAS, EM LARGA ESCALA, UTILIZAM, MAIS FREQUENTEMENTE, TESTES COMPOSTOS POR ITENS DE MÚLTIPLA ESCOLHA POR MEIO DOS QUAIS APENAS UMA HABILIDADE É AVALIADA.

k) Há diferença entre as Matrizes de Referência do SAEB e do SPAECE? Justifique.
CADA MATRIZ, DEPENDENDO DA AVALIAÇÃO EXTERNA, CONTEMPLA DESCRITORES DIVERSOS. HÁ DIFERENÇAS EVENTUAIS DE NOMENCLATURA, MAS A HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA É A MESMA.

l) Tudo isso é mesmo novo ou o trabalho a ser desenvolvido no que diz respeito à leitura, compreensão e raciocínio lógico é algo que já vinha sendo trabalhado anteriormente?
TODO ESSE TRABALHO JÁ VEM SENDO DESENVOLVIDO HÁ ALGUM TEMPO. PARA SE TER UMA IDEIA, O SAEB É APLICADO DESDE 1990 E O SPAECE DESDE 1992.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:

Brasil. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : SAEB : ensino médio : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília : MEC, SEB; Inep, 2008.

Brasil. CAED. Ufjf: Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Guia de Elaboração de Itens – Língua Portuguesa: 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário