terça-feira, 24 de novembro de 2009

Itens para Pré-Testagem

SUPERINTENDÊNCIA DAS ESCOLAS
ESTADUAIS DE FORTALEZA - SEFOR

Formação Continuada de PCAs,
Coord. Pedagógicos e Reg. de Multimeios

Itens para Pré-Testagem:

“Amanhecer...”

Galos cantam nas propriedades vizinhas. Passarinhos dão rasantes perto da minha janela, avisando com seus trinados, assobios, gorjeios, que para eles o dia e a caça já começaram faz tempo.

Resolvo levantar mais cedo pra espiar a chácara acordando. Quero ver restos da noite se esvaindo e recepcionar a luz, o dia, o sol. O céu para os lados da Serra da Mantiqueira se tinge com pinceladas fortes de laranja e vermelho. As árvores mais próximas fazem um contraponto com suas silhuetas negras.

A casa-sede com suas lâmpadas ainda acesas compete, durante algum tempo, com o clarão que vai surgindo no horizonte. Mas logo em seguida, raios dourados inflamam as pontas das árvores, os galhos mais finos, e as cores se alteram. Ganham brilho. Mais pra baixo, na descida para os lagos, as tonalidades de verde ainda estão sujas, sem contraste.

O morro onde fica a casa-sede impede e atrasa a chegada dos raios dourados. O céu vai clareando aos poucos. Há névoa sobre boa parte do lago. O que não impede que patos e marrecos atravessem as águas tranqüilamente. Ao fundo, um "colar" de neblina mais pesada se encosta na ponte e compõe uma última visão da paisagem ainda com tonalidades lilases, antes da explosão da luz, do sol, das cores...

Bom dia, sol que chega. Bom dia, vida que continua.
Maurício de Sousa
Crônica 288 - “Amanhecer...”

DESCRITOR 10 (IDENTIFICAR O PROPÓSITO COMUNICATIVO EM DIFERENTES GÊNEROS)
NÍVEL: FÁCIL
SÉRIE: 9º ANO EF

1.O objetivo do autor é

a) descrever sobre o amanhecer.
b) narrar o despertar na casa-sede.
c) relatar a natureza através das cores.
d) argumentar sobre a beleza da casa-sede.

GABARITO: A

DESCRITOR 03 (INFERIR O SENTIDO DA PALAVRA OU EXPRESSÃO)
NÍVEL: MÉDIO
SÉRIE: 9º ANO EF

2.O termo “colar” (linha 16) pode ser entendido como
a) figura
b) objeto
c) enfeite
d) formato

GABARITO: D

DESCRITOR 14 (RECONHECER AS RELAÇÕES ENTRE PARTES DE UM TEXTO, IDENTIFICANDO OS RECURSOS COESIVOS QUE CONTRIBUEM PARA SUA CONTINUIDADE)
NÍVEL: DIFÍCIL
SÉRIE: 9º ANO EF

3.O termo “Ganham brilho” (linha 11) refere-se a

a) árvores
b) cores
c) galhos
d) raios

GABARITO: B







DESCRITOR 04 (INTERPRETAR TEXTOS NÃO VERBAIS E TEXTOS QUE ARTICULAM ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS)
NÍVEL: FÁCIL
SÉRIE: 9º ANO EF

4.A expressão revelada no rosto do pai indica

a) aflição
b) dúvida
c) medo
d) surpresa

GABARITO: D

DESCRITOR 02 (QUANTO À INFORMAÇÃO DO TEXTO VERBAL E/OU NÃO VERBAL)
NÍVEL: FÁCIL
SÉRIE: 3º ANO EM


“Meu partido
é um coração partido
e as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos
foram todos vendidos
tão barato que eu nem acredito
que aquele garoto que ia mudar o mundo
freqüenta agora as festas do grand monde
Meus heróis morreram de overdose
meus inimigos estão no poder
Ideologia
eu quero uma pra viver”


“Ideologia” – Cazuza e Frejat

5.O verso que revela uma visão otimista do autor é

a) “é um coração partido”.
b) “e as ilusões estão todas perdidas”.
c) “foram todos vendidos”.
d) “que aquele garoto que ia mudar o mundo”.
e) “Meus heróis morreram de overdose”.

GABARITO: D

DESCRITOR D2 (INFERIR INFORMAÇÃO EM TEXTO VERBAL)
NÍVEL: FÁCIL
SÉRIE: 9º ANO EF

DURAÇÃO DO DIA 22 DE JUNHO DE 1998

Hoje, enquanto os habitantes do Hemisfério Norte celebram o seu dia mais longo, os Australianos viverão o seu dia mais curto do ano.

Em Melbourne*, o Sol nascerá às 7:36 e desaparecerá no horizonte às 17:08, totalizando 9 horas e 32 minutos de dia.

Compare o dia de hoje com o dia mais longo do ano no Hemisfério Sul, previsto para 22 de Dezembro, em que o Sol nascerá às 5:55 e desaparecerá no horizonte às 20:42, totalizando 14
horas e 47 minutos de dia.

O Presidente da Sociedade de Astronomia, Sr. Perry Vlahos, explicou que a inclinação, de 23
graus, do eixo da Terra provoca a existência de diferenças nas estações do ano entre os Hemisférios Norte e Sul.

*Melbourne é uma cidade da Austrália, situada à latitude de cerca de 38 graus a sul do Equador.

6.Há a sucessão dos dias e das noites na Terra por que

a) A Terra gira em torno do seu eixo.
b) O Sol gira em torno do seu eixo.
c) O eixo da Terra é inclinado.
d) A Terra gira em torno do Sol.

GABARITO: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário