terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROJETO CARTAS: PRAZER EM CONHECÊ-LO

PROJETO CARTAS: PRAZER EM CONHECÊ-LO

JUSTIFICATIVA

Ao nascermos, a audição foi aguçada e estimulada pela voz da mãe, do pai e das outras pessoas que nos cercavam. Ouvir passou a ser estímulo ao ato da fala.. Ouvir e falar são os antecedentes do mundo da leitura e da escrita.
De acordo com Paulo Freire, antes da leitura da palavra, o homem já traz para a escola, seja adulto analfabeto ou criança ainda não alfabetizada, a leitura do mundo , que tem sua origem nas experiências de vida. Muitas pessoas, por exemplo, nunca estudaram , não sabem ler e/ou escrever, mas sabem contar, sabem identificar uma dúzia, fazem leitura de placas. A leitura não envolve somente a decodificação da palavra escrita, mas também dos gestos, das expressões faciais, dos símbolos, dos desenhos, da pintura, da escultura da arte como um todo.
Os seres humanos falam e escrevem bem, quando lêem ou escutam bons textos e discursos, com a linguagem da norma culta da língua. O adolescente que não lê e não escreve constantemente, por consequência, terá dificuldade em produzir bons discursos orais e escritos.
Dentro do processo de evolução da leitura e da escrita, é importante ressaltar que, na escola, a linguagem deve ser abordada de forma significativa, tornando o hábito de ler e escrever prazeroso. O valor de tal processo se expande quando é possível ampliar as possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Surge, a partir de então, uma nova proposta, que além de incentivar às relações humanas, aprimora a oralidade, a leitura e a escrita, fazendo uso de uma linguagem significativa – “Projeto Cartas: Prazer em Conhecê-lo”.
“Projeto Cartas: Prazer em Conhecê-lo” favorece, de maneira envolvente e satisfatória, o desenvolvimento das habilidades de oralidade, de leitura e de escrita, através da produção e troca de cartas entre os alunos do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais de Fortaleza.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais de Fortaleza condições para o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita de maneira prazerosa, bem como favorecer as relações interpessoais e o resgate de valores éticos (respeito e amizade).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver e/ou resgatar o hábito de ler e escrever pela comunicação através de carta.
Tornar o hábito de ler e escrever prazeroso e significativo.
Estabelecer relacionamentos de amizade através de cartas.
Reconhecer e identificar os diferentes gêneros textuais (narrativo, descritivo, dissertativo, misto e carta de leitor).
Produzir textos de diferentes gêneros textuais.
Analisar o próprio texto produzido.
Desenvolver a oralidade.

METODOLOGIA

Os alunos do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais de Fortaleza produzirão cartas e as trocarão entre escolas, organizando-se da seguinte forma:
- escolas da 1ª Região trocarão cartas com escolas da 4ª Região;
- escolas da 2ª Região trocarão cartas com escolas da 5ª Região;
- escolas da 3ª Região trocarão cartas com escolas da 6ª Região.
Os alunos do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais de Fortaleza serão habilitados para a produção de cartas descritivas, onde eles se descreverão física e psicologicamente, descreverão a escola e/ou o bairro; narrativas, onde compartilharão fatos interessantes de sua vida, da escola e/ou do bairro e dissertativas onde compartilharão suas idéias a respeito de um determinado assunto.
Pelo menos uma vez no mês, os professores das diversas áreas, abordarão os conteúdos de sala de aula, buscando associá-los ao contexto deste projeto.
A produção e troca de cartas ocorrerão pelo menos uma vez no mês.
Ao final do ano letivo, as escolas envolvidas deverão organizar um encontro entre os alunos participantes do projeto, onde todos conhecerão pessoalmente os seus amigos correspondentes.
O regente de multimeios ficará responsável pela articulação entre alunos, professores e escolas para execução do projeto.

SUGESTÕES DE CONTEÚDOS QUE PODERÃO SER EXPLORADOS PELOS PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS:

Linguagens e códigos:

os diversos gêneros textuais
escrita de relatórios
estrutura de uma carta
produção e leitura de cartas
ortografia e gramática
tingir papéis para conseguir efeitos variados no papel para a escrita das cartas
confecção de envelopes
confecção de murais com as cartas recebidas

Ciências da natureza e matemática:

meio ambiente
distância entre as escolas participantes
análise de informações usando tabelas e gráficos

Ciências humanas:

localização no mapa de Fortaleza das escolas participantes do projeto
elaboração de mapas
diferenças e/ou semelhanças sócio-econômicas dos bairros
história dos bairros das escolas envolvidas
história de vida dos alunos
trajeto percorrido de uma escola para outra: ruas, avenidas, tipos de moradia, comércio, etc.

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